Empreender 45-60

Uma estratégia nacional de apoio ao empreendedorismo sénior

Foi intrevistado o Presidente do Conselho de Administração da Fundação AEP sobre o projeto "Empreender 45-60: Uma estratégia nacional de apoio ao empreendedorismo sénior", cofinanciado pelo COMPETE 2020 e que visou contribuir para a promoção do espírito empresarial nestas faixas etárias mais avançadas, através da criação de um ecossistema específico e ajustado à capacitação de iniciativas empresariais e concretização de novas empresas.

A procura de emprego para as pessoas que se encontram na faixa etária entre os 45 e os 60 anos revela-se uma tarefa difícil, pelo que a criação do próprio emprego apresenta-se como uma solução astuciosa e coerente para contrariar a realidade a que se assiste.

Este projeto tem, assim, como objetivo estratégico a criação de um ecossistema especializado no empreendedorismo sénior em Portugal, reunindo os diversos players numa reflexão que se consubstancie na arquitetura de um plano de ação convergente e consistente no âmbito das políticas públicas, tirando partido das aprendizagens recolhidas a nível internacional e que melhor se adequem à realidade portuguesa. O reconhecimento pelo COMPETE 2020 do mérito deste projeto representa um estímulo excecional para reforçar a ambição de resultados que lhe estão associados. Representa também, parece-me, um bom sinal da maturidade do sistema de gestão do cofinanciamento comunitário já que, após a boa experiência de gestão de fundos públicos que constituiu o projeto Empreender 45-60: Uma Estratégia de Apoio ao Empreendedorismo Sénior na Região Norte, com dotação disponibilizada pelo Norte 2020, é-nos permitido, agora para todo o país, elevar o patamar de responsabilidade e compromisso com a implementação de uma estratégia nacional de empreendedorismo sénior, responsabilidade que abraçamos com entusiasmo e empenho.

25/08/2021

Fonte: Compete2020

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar