Estudo revela que sector financeiro é líder na transformação digital

Organizações financeiras são líderes digitais com estratégias de TI maduras

O relatório ‘Digital Transformation Trends – Financial Services Industry’ da Fujitsu conclui que há provas «evidentes do valor proporcionado pela transformação digital». Realizado pela DataDriven a 158 decisores de TI no sector dos serviços financeiros, banca e seguros de catorze países, o estudo refere que 85% dos inquiridos tiveram um impacto positivo no aumento das receitas e 84% conseguiu uma melhoria da segurança. Por outro lado, 83% dos entrevistados referiram que a digitalização conduziu a um reforço das relações com os clientes, à construção de confiança (83%), à activação de novos ecossistemas (82%) e impulsionou uma abordagem de negócio mais sustentável (82%). A Fujitsu diz que os bancos e as seguradoras têm «estratégias de TI maduras e implementações em áreas chave», quer na cibersegurança (86%), quer ao nível da cloud privada (83%) e inovação no local de trabalho (83%).

Wilhelm Petersmann, responsável de serviços financeiros para a Europa Central e director executivo para a Suíça e a Áustria da Fujitsu, explica que «o sector financeiro lidera a transformação da economia do analógico para o digital» e que «as suas estratégias e iniciativas vão continuar a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de uma economia digital fiável, confiável e sustentável».

Apesar da maturidade, o sector enfrenta desafios causados pela pandemia, pelas crescentes ameaças de segurança e pelas «alterações nos requisitos de conformidade regulamentar que aumentam a complexidade». De facto, a maioria dos decisores revela que a complexidade de implementação é o maior desafio geral à digitalização com 3/4 dos inquiridos (76%) a considerarem-na entre moderadamente exigente e extremamente exigente. Outros obstáculos são o financiamento de projectos (75,8%); aceitação de novas tecnologias (75,2%), apoio da direcção (73,8%) e a disponibilidade de talento (73,8%).

Aceda ao relatório completo, disponibilizado na área de publicações AQUI

24/06/2021

Fonte: business.it

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar