Promoção da Bioeconomia Sustentável
Os três consórcios liderados pelo Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e os seus sucedâneos (APICCAPS) e pela ForestWise (Laboratório Colaborativo para a gestão integrada da Floresta e do Fogo) foram escolhidos pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática para o desenvolvimento da “Promoção da Bioeconomia Sustentável” num investimento de 236 milhões de euros.
No setor têxtil e do vestuário foi escolhido o consórcio BE@T, com a participação de 54 colaboradores e um investimento de 132 milhões de euros. No setor do calçado foi selecionado o consórcio BioShoes4all que envolve 68 parceiros e cerca de 75 milhões de euros de investimento. E, por fim, o consórcio RN21 para o setor da valorização da resina natural, contando com 38 parceiros e um investimento de 29 milhões de euros.
“Prevê-se que os três consórcios agora selecionados, um por fileira, mobilizem 236,2 milhões de euros de investimento para os próximos quatro anos e envolvam 160 parceiros e entidades empresariais”, afirmou a tutela, em comunicado.
O objetivo da iniciativa “Bioeconomia Sustentável” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é acelerar e alterar o paradigma na produção de produtos a partir de recursos biológicos, em alternativa às matérias de base fóssil.
+ Informação