EcoEconomy 4.0

PME cada vez mais sustentáveis e digitais? Esta é a solução

Para que sejam inovadoras e competitivas, as pequenas e médias empresas precisam de apoio, até para serem mais sustentáveis e digitais. A pensar nisso, a AEP criou o projeto EcoEconomy 4.0.

O futuro já é presente e, como tal, é crucial que o tecido empresarial português consiga acompanhar o ritmo da inovação, que, já se sabe, é acelerado e cada vez mais verde e digital. Ciente desta realidade, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) criou o projeto EcoEconomy 4.0, destinado a apoiar as pequenas e médias empresas (PME) do Norte, Centro e Alentejo, de todos os setores de atividade.

Em traços gerais, o projeto EcoEconomy 4.0 consiste na produção e disseminação de conhecimento sobre economia circular e descarbonização, procurando estimular as empresas, nomeadamente as PME, a adotar práticas inovadoras e sustentáveis, com recurso às tecnologias digitais da Indústria 4.0. Segundo Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, com esta iniciativa, “o grande objetivo da AEP é reduzir o baixo conhecimento das empresas em áreas que constituem fatores críticos de inovação e competitividade sustentável”. “Pretendemos mobilizar a força motriz da economia portuguesa para potenciar o cumprimento das metas ambientais nacionais e europeias, mostrando às empresas a importância de adotarem práticas inovadoras e sustentáveis a nível económico e ambiental, numa lógica de economia regenerativa”, especifica o responsável.

Acima de tudo, “a AEP quer dar o seu contributo para que Portugal não se atrase na adoção dos novos fatores críticos de competitividade, que levam a níveis de desenvolvimento mais elevados e à aproximação de países mais avançados”, sublinha em entrevista ao Observador Lab.

03/08/2021

Fonte: Observador

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar