Turismo de Portugal lança Programa Empresas Turismo 360

Medida inscrita no Plano “Reativar o Turismo. Construir o Futuro”

O Turismo de Portugal lança o Programa Empresas Turismo 360, uma medida inscrita no Plano “Reativar o Turismo. Construir o Futuro” que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor. A adesão ao projeto foi formalizada por 19 parceiros, entre os quais, a Confederação do Turismo de Portugal, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, a Banca e a Ordem dos Contabilistas Certificados.

O objetivo é acelerar o processo de incorporação dos indicadores Environmental, Social and Corporate Governance (ESG?) nas respetivas organizações, desafiando as empresas a, ativamente, reequacionarem as suas práticas ambientais, sociais e de governança.

O Programa Empresas Turismo 360 aposta no desenvolvimento de ações que incluem a capacitação das empresas do turismo para a incorporação dos indicadores ESG nos respetivos processos de gestão, a disponibilização de instrumentos de monitorização, de modelos de relatórios de sustentabilidade e a promoção do reconhecimento público das organizações.

Para tal, num primeiro momento, os parceiros do Programa Empresas Turismo 360 irão dar o seu contributo na definição dos indicadores que deverão ser adotados pelas empresas do turismo e que permitirão medir o compromisso de cada uma com as dimensões ESG.

A partir de janeiro de 2022, e uma vez definidos estes indicadores, o Turismo de Portugal compromete-se a capacitar o setor no que à sustentabilidade diz respeito, através de ações de formação periódicas que irão manter-se ao longo de todo o Programa. Prevê-se que, durante o próximo ano, cerca de 2.000 empresas frequentem estas ações de capacitação.

19/11/2021

Fonte: Turismo de Portugal

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de privacidade

fechar