A Associação Empresarial de Portugal (AEP) premeia na terça-feira oito projetos empreendedores da região Norte no âmbito dos prémios Norte Empreendedor, atribuindo 5.000 euros a cada candidato selecionado, anunciou hoje fonte da associação.
Em comunicado, a AEP adianta que os sete membros do júri dos prémios Norte Empreendedor avaliarão o 'pitch' (curta apresentação de 90 segundos) de cada uma das 24 candidaturas selecionadas para a final, de entre as 112 apresentadas a concurso, recebendo cada premiado 5.000 euros para "amortecer o impacto financeiro normalmente associado à empresarialização de ideias inovadoras e à entrada de novas empresas ou marcas no mercado".
Segundo adiantou à agência Lusa fonte da associação, entre as candidaturas finalistas há representantes de sete das oito sub-regiões NUT III da região Norte. A área metropolitana do Porto, com nove (37,5%) concorrentes na final, é a mais representada, apresentando-se com três projetos cada as sub-regiões do Alto Minho, Ave, Cávado e Tâmega e Sousa.
As apresentações dos projetos concorrentes decorrerão na terça-feira de manhã durante uma reunião pública do júri na Exponor, em Matosinhos, antecedendo a conferência "Encontro com um novo Norte" com que a AEP irá assinalar o encerramento do projeto Novo Rumo a Norte (NRN). Segundo explicou à Lusa fonte da associação, "trata-se de uma iniciativa - cofinanciada pelo programa Norte 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional - que nos últimos dois anos e meio permitiu a mais de 2.000 pessoas, entre empresários, empreendedores, gestores e técnicos das associações empresariais representativas das oito sub-regiões NUT III nortenhas aceder a informação empresarial com valor estratégico e beneficiar de ações de capacitação para a ativação de negócios enquadrados na Estratégia Regional de Especialização Inteligente".
Artigo Completo