CONHECIMENTO INDUSTRIAL VAI RENDER NOVOS NEGÓCIOS AO NORTE
A região Norte tem na “quantidade e experiência” dos seus empresários e na “cultura de empreendedorismo criada por várias gerações” duas vantagens comparativas. São atributos que facilitam o acesso a mentores e a atração de ‘smart capital’, ajudam a minorar o risco e a tornar o mercado mais recetivo a novas propostas.
É por isso que João Mendes Borga, coordenador da Rede Nacional de Incubadoras (RNI), está confiante e descortina mais e melhores oportunidades para as startups e empreendedores da região. Estão cá “vários exemplos de excelência, como o UPTEC ou a Startup Braga”, argumenta.
Na entrevista que deu para a página mensal de divulgação do projeto Novo Rumo a Norte no “Jornal de Notícias”, mostra-se confiante no ecossistema empreendedor português e desafia quem o ler a arriscar sem temer o fracasso. Para ele - um verdadeiro militante do empreendedorismo, que continuar a dirigir o Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco -, “a maioria dos empreendedores que falharam são melhores empreendedores do que aqueles que nunca tentaram”.
Aqui fica, na íntegra, o diálogo que com ele mantivemos.